sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Terapias hormonais de substituição (THS)


  • O que se pretende com as THS?

    O objectivo principal é ajudar as mulheres a viver mais anos e com melhor qualidade de vida. Isto é, aumentar a esperança de vida com saúde e bem estar para a gozar em plenitude.

    A THS baseia-se na ingestão de hormonas de forma a compensar a diminuição de produção dessas mesmas hormonas pelo organismo, para reduzir os sintomas e prevenir os riscos que a sua falta provoca.

As hormonas utilizadas na THS são os estrogénios e a progesterona. Estas duas hormonas devem sempre utilizar-se associadas nas mulheres que ainda têm útero, porque o uso de estrogénios isolados aumenta o risco de cancro do colo do útero.




  • Como se podem resumir todas as vantagens das THS?

    **Atraso provável na evolução da doença de Alzheimer

    **Prevenção do cancro do cólon (intestino grosso)

    **Melhoria significativa da qualidade da pele com atraso do aparecimento das rugas, diminuição da queda do cabelo, desaparecimento dos pêlos da face.

    **Redução eventual dos acidentes cardiovasculares quando começado no início da menopausa

    **Prevenção da osteoporose

    **Redução dos sintomas psíquicos



  • O principal risco que a terapêutica comporta é o cancro da mama, mas, de acordo com vários especialistas, esta é uma questão relativa, sendo o risco menor porque, afinal, a maior causa de morte na mulher ainda são as doenças cardiovasculares, depois dos 50

Reflexão:

Concordo com o uso destas terapias, sendo que sejam utilizadas para o bem físico e psicológico da mulher. Contudo, este tema voltou a ser polémico e em debate devido a vários factores relevantes.

Apesar de tudo houveram alturas de grande adesão a estas terapias não se verificando esse facto neste momento!!!