sexta-feira, 5 de outubro de 2007

"Ratos produzem espermatozóides de macacos "

"Já pensou que um dia destes os espermatozóides humanos possam ser produzidos no organismo de um porco? Pode parecer um futuro longínquo, mas, na verdade, não o é. "

"Um grupo de cientistas americanos revelou que conseguiram fazer com que ratos produzissem espermatozóides de macacos por meio do transplante de tecidos dos testículos dos animais. Os investigadores das Universidades da Pensilvânia e da Califórnia afirmam que a técnica utilizada na experiência pode, um dia, ajudar animais ameaçados de extinção. "
(…)
"Os resultados também abrem caminho para a possível produção de espermatozóides humanos nos ratos, embora os cientistas concordem que uma experiência deste tipo seria muito polémica. "
(…)
"Segundo Ina Dobrinski, da Universidade da Pensilvânia, os rapazes na puberdade e que fazem tratamento contra o cancro – que pode deixá-los estéreis – podem vir a ser altamente beneficiados com as descobertas. Tudo porque, os tecidos dos seus testículos poderiam ser removidos antes do tratamento e colocados em ratos para produção de espermatozóides. Teoricamente, isso permitiria que um rapaz fosse pai mesmo antes de chegar à puberdade."

Retirado de:http://www.mni.pt/destaques/index.php?cod=5388&file=destaque&voto=8


Reflexão

O primeiro impacto com esta notícia foi de que se tratava de algum hilariante e inimaginável, mas pelos vistos estava errada.
Nas conclusões que forem tiradas, pelos investigadores, á que realçar o facto de poder ser uma ajuda fundamental em relação á esterilidade com consequência do tratamento do cancro.
No entanto, acho extremamente negativa a possibilidade de um rapaz poder ser pai antes de chegar á puberdade..

2 comentários:

Hélia disse...

Esta noticia prova que cada vez mais o homem descobre coisas inimaginaveis e o seu poder de descoberta parece ser infindave... Pode parecer muito estranha esta descoberta mas por um lado pode ser benefica se aplicada de forma razoavel e com o objectivo de ajudar as pessoas que por motivos de doença possam ficar inferteis. Pensando assim é uma boa evolução na nossa ciencia..

Joana Carvalho disse...

Olá! Afinal, o inimaginável pode mesmo vir a acontecer.
Esta notícia, apesar de indicar um grande passo para a ciência, pode ao mesmo tempo ser um bocado chocante. Eu própria acho um bocado estranho haver espermatozóides humanos produzidos por ratos, mas acho que para pessoas que tenham de fazer um tratamento que possa prejudicar a sua fertilidade pode ser uma boa opção e, mesmo leventando inúmeras questões éticas, a decisão deve ser da pessoa em causa.